Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


LONDRES: RETRATO POLÉMICO DE GEORGE W. BUSH

2007-08-30




São várias as imagens pornográficas que compõe o rosto do presidente norte-americano George W. Bush, numa polémica colagem executada por um artista britânico que decidiu desenvolver esta peculiar versão do inquilino da Casa Branca, depois deste ter prescindido dos seus serviços como retratista.

Jonathan Yeo mostra desde esta semana na galeria Lazarides, em pleno Soho londrino, a sua controversa obra que, à primera vista, parece totalmente inocente. No entanto, uma observação mais atenta, acaba por revelar que os retalhos que compõem as feições do presidente correspondem a imagens sexuais explícitas provenientes de mais de uma centena de publicações.

A própria galeria explica, em comunicado, que Yeo recebeu por parte da Biblioteca Bush - que recordará o seu legado depois deste abandonar a Casa Branca, em Janeiro de 2009 - uma encomenda para executar um retrato do presidente. O processo acabou por não avançar, tendo sido inviabilizados pelos comissários da instituição. Yeo decidiu, no entanto, avançar com o trabalho que acabou por sofrer algumas alterações. Curiosamente o artista é filho de um deputado britânico conservador, Tim Yeo, o que provocou um natural mal-estar nas fileiras republicanas norte-americanas.

Disponível em:
www.elmundo.es