Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


OPEN CALL: PRÉMIO ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE

2020-02-19




O dstgroup e a zet gallery apresentaram em Braga o Prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE”, uma iniciativa que se destina a afirmar um pensamento estratégico sobre a economia circular, a partir da criação artística contemporânea. O prémio, que conta com o apoio do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho, desafia a criar uma obra de Arte para espaço público a partir de resíduos industriais ou provenientes da construção e demolição de edifícios. O vencedor do prémio será distinguido com um valor pecuniário de 7500 euros e terá a sua criação artística exposta num espaço público, já que os promotores do Prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE” cederão a mesma à cidade de Braga.

A open call, destinada a artistas nacionais e internacionais, está aberta até dia 3 de abril, data limite para submissão de portfólios e de propostas conceptuais que cumpram os requisitos previstos no regulamento. O prémio aposta num modelo que tem por base a apresentação livre de propostas e não a pré-seleção de autores, com o objetivo de fixar o conceito relacional ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE como marca do grupo e da galeria, afirmando uma possibilidade de relações que se estabelecem e se continuarão a estabelecer entre a criação artística, a natureza e a indústria.

No dia 8 de maio serão anunciadas as três propostas que passam à fase seguinte, terminando a 26 de junho o prazo para entrega das maquetes ou projetos 3D das obras a realizar. Pelo meio, está prevista uma visita ao campus do dstgroup, proporcionando aos artistas a possibilidade de avaliarem e selecionarem os resíduos disponíveis no centro logístico do grupo liderado por José Teixeira para a execução das respetivas criações artísticas. A 21 de julho será revelado o vencedor do Prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE” e, no dia 3 de outubro, será inaugurada a obra de arte já no seu destino final, isto é, num espaço público da cidade, a acordar entre os promotores do prémio e a Câmara Municipal de Braga.

Um dos fatores diferenciadores deste prémio é a constituição do júri que avaliará todas as fases do concurso. Com efeito, trata-se de um júri multidisciplinar, que combina diferentes áreas do saber e sensibilidades e estabelece um cruzamento com outros projetos culturais promovidos pelo dstgroup. A vencedora do Grande Prémio de Literatura dst 2019, Lídia Jorge, é, por exemplo, um dos elementos que integra este júri, composto ainda por João Castro Silva, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e André Rangel, docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, instituições com quem a zet gallery tem desenvolvido projetos comuns. O IB-S (Universidade do Minho), parceiro privilegiado do dstgroup em vários projetos inovadores, integra também o painel de jurados, através do seu diretor-executivo Tiago Miranda, a que se junta ainda Ricardo Portela, administrador da bysteel fs, empresa do dstgroup.



A génese do prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE”

A semente deste prémio foi lançado em 2008, quando o dstgroup organizou o primeiro simpósio dedicado à arte e à sustentabilidade. Desde então, o grupo empresarial tem promovido iniciativas à volta da sustentabilidade ambiental, um dos seus principais valores, mas com um plano de ações mais direcionadas para o público interno. Em 2017, o tema da sustentabilidade ganha um novo fôlego e salta para o espaço público com a produção da escultura “Artes, Humanidades e Engenharia”, da autoria de Raúl Ferreira, uma peça desenvolvida a partir de um material, visual e funcionalmente, equivalente ao cimento, mas concebido de forma sustentável pelo IB-S. A peça - que se encontra no campus da Universidade do Minho, em Braga, em homenagem ao Professor Vítor Aguiar e Silva, personalidade eminente da cultura e das universidades portuguesas e presidente do júri do Grande Prémio de Literatura dst desde a sua génese - assinala o início da parceria entre a zetgallery e o IB-S, consequente à já estabelecida com o dstgroup.

Em 2018, é reeditado o simpósio que tinha lançado a semente da arte e da sustentabilidade dez anos antes, numa abordagem evolutiva que coloca a questão da sustentabilidade e da economia circular na agenda do evento. Nessa ocasião, quatro artistas foram desafiados a produzir obras de arte públicas que reutilizassem resíduos oriundos do campus do dstgroup. O IB-S foi parceiro da iniciativa, como o é no projeto Esposende SmartCity onde se enunciam alguns destes mesmos pressupostos.

O regulamento do prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE” está disponível em http://zet.gallery/storage/files/regulamento_premio.pdf




FONTE: dstgroup