Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


UM SEGUNDO MONÓLITO APARECE MISTERIOSAMENTE NA ROMÉNIA - UM DIA APÓS O DESAPARECIMENTO DO EXEMPLAR DO DESERTO DE UTAH

2020-12-02




Parece que o Natal chegou mais cedo para conspiradores extraterrestres em todo o mundo, após um monólito de metal - tendo uma notável semelhança com um que apareceu e depois desapareceu do deserto de Utah - ser encontrado numa montanha na Roménia.

A estrutura de 13 pés está localizada num sítio arqueológico protegido a poucos metros de uma antiga fortaleza perto da cidade de Piatra Neamt, no nordeste do condado de Neamt na Roménia.

A descoberta do monólito romeno foi relatada pela primeira vez nas redes sociais a 26 de novembro - menos de 24 horas antes das autoridades relatarem o desaparecimento do monólito de Utah.

“Está em propriedade privada, mas ainda não sabemos quem é o dono do monólito”, disse Rocsana Josanu, representante oficial do Neamt Heritage, à EuroWeekly. “Está numa área protegida num sítio arqueológico. Antes de instalar algo precisariam de autorização da nossa instituição, que deve ser aprovada pelo Ministério da Cultura ”. Josanu confirmou que a sua equipa está a investigar o assunto.

A especulação ainda cerca as origens e o paradeiro do monólito de Utah, que atraiu comparações tanto com os monólitos do clássico de ficção científica de Stanley Kubrick de 2001: A Space Odyssey quanto com o trabalho do artista do século 20 John McCracken. Relatos divergentes surgiram da galeria David Zwirner, que representa McCracken, que rejeita e confirma as alegações de atribuição do monólito ao artista.

Detetives reuniram evidências por meio de imagens de drones do Google Maps que sugerem que o monólito de Utah foi instalado anteriormente no remoto Parque Nacional de Canyonlands entre 2015 e 2016.

Enquanto isso, outras ocorrências de monumentos estranhos na montanha, uma escultura de um pénis de madeira de 2 m de altura na cidade bávara de Rettenberg, Alemanha, desapareceu, levando a polícia a abrir uma investigação.

Como os dois monólitos de metal, os funcionários não sabem quem criou a estrutura, que foi erguida há vários anos, de acordo com o Monopol.

Fonte: The Art Newspaper