Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ARQUEÓLOGOS DESCOBREM MILHARES DE PINTURAS RUPESTRES ANTIGAS NA FLORESTA DA AMAZÓNIA

2020-12-03




Dezenas de milhares de pinturas pré-históricas foram encontradas em rochas na floresta amazónica da Colômbia. De acordo com um relatório do The Guardian, os arqueólogos estão a designar as obras de “a Capela Sistina dos Antigos”, com criações que datam de 12.500 anos atrás. Retratado nas pinturas recém-descobertas, figuras humanas, animais da era do gelo, impressões de mãos e formas abstratas,

As pinturas foram descobertas por especialistas no ano passado, mas a sua existência foi mantida em segredo porque figuram na nova série de televisão Jungle Mystery: Lost Kingdoms of the Amazon no Canal 4 da Grã-Bretanha. A equipa que encontrou as pinturas rupestres foi financiada pelo Conselho Europeu de Pesquisa e liderado por José Iriarte, professor de arqueologia da Universidade Exeter, na Inglaterra.

Iriarte disse ao Guardian que, devido ao grande volume de pinturas nas rochas, “levaram gerações para gravá-las”, acrescentando que “as fotos são tão naturais e tão bem feitas que temos poucas dúvidas de que estamos a olhar um cavalo, por exemplo. O cavalo da era do gelo tinha um rosto selvagem e pesado. É tão detalhado que podemos até ver o pelo do cavalo. É fascinante."

Ella Al-Shamahi, a paleoantropóloga que apresenta a série Mistério da Selva: Reinos Perdidos da Amazónia, ficou paralisada pelo tamanho das pinturas, que cobrem grande parte da face de um penhasco. Ao encontrá-los, Al-Shamahi disse: "Tenho 1,5 m de altura e iria quebrar o pescoço ao olhar para cima. Como escalaram eles aquelas paredes? ”

Jungle Mystery: Lost Kingdoms of the Amazon mostra as pinturas no segundo episódio, que vai para o ar a 12 de dezembro.

Fonte : ARTnews