Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


GALERIA MARIAN GOODMAN E ICI LANÇAM INICIATIVA EM HOMENAGEM A OKWUI ENWEZOR

2021-01-18




A Galeria Marian Goodman anunciou uma iniciativa de apoio aos curadores emergentes do BIPOC (Negros, Indígenas e pessoas de cor) em homenagem ao falecido curador Okwui Enwezor. A iniciativa, concebida pelo artista e cineasta Steve McQueen, feita em parceria com a Independent Curators International (ICI), ajudará os programas de desenvolvimento profissional e bolsas de investigação do ICI, com o objetivo de capacitar e sustentar uma geração mais diversificada de curadores, e de forjar redes colaborativas entre curadores, artistas e espaços de arte a nível internacional.

O nigeriano Enwezor, que morreu em 2019 aos 55 anos, era um titã no mundo da arte, amplamente conhecido pela sua incansável defesa da arte africana; para desafiar a narrativa de arte eurocêntrica estabelecida, trazendo o trabalho de artistas africanos, asiáticos e latino-americanos para instituições predominantemente ocidentais; e por abraçar uma perspetiva global que abriu inúmeras portas para novas vozes e inquérito crítico no campo curatorial.

"Okwui estava sempre a pensar no futuro, sempre a pensar no futuro para criar um ambiente mais saudável para todos, independentemente dos desafios ou quais eram os desafios ou o que ele, como pioneiro, se deparou. Esta iniciativa está muito no seu espírito, defendendo inovadores num campo que ele reinventou", disse McQueen.

A primeira fase da iniciativa verá o ICI desenvolver uma intensiva curatorial em África, na qual doze a catorze participantes são dotados dos instrumentos críticos e logísticos necessários para desenvolver e concretizar as suas ideias, e com acesso a oportunidades de aprendizagem, orientação e apoio aos pares. Além disso, o ICI disponibilizará anualmente para os próximos três anos duas bolsas de investigação curatoriais para curadores bipoc baseados nos EUA e para curadores de ascendência africana com sede em qualquer parte do mundo. As bolsas incentivam o estudo de investigação independente para o desenvolvimento de um projeto curatorial e, para isso, proporcionam orientação, apoio financeiro e oportunidades de viagem, com o objetivo de ajudar profissionais a promoverem a sua prática e a desenvolver novos conhecimentos em arte contemporânea.

"Espero, de todo o coração, que esta iniciativa possa ajudar a fazer uma mudança", disse Marian Goodman, que opera espaços em Nova Iorque e Paris. "À medida que a galeria navega nestes momentos importantes, é importante começar a abordar o desequilíbrio e a injustiça que está incorporado na galeria e no sistema museológico."


Fonte: Artforum