Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SANDRA MUJINGA NATURAL DE GOMA GANHA O PREIS DER NATIONALGALERIE

2021-10-15




A escultora Sandra Mujinga ganhou o Preis der Nationalgalerie 2021, o principal prémio da Alemanha para jovens artistas. Mujinga, natural de Goma, na República Democrática do Congo, que agora divide o seu tempo entre Berlim e Oslo, foi reconhecida pelo seu trabalho assombroso, muitas vezes apresentando texteis tomando a forma de figuras espectrais e evocando um futuro distópico. Sandra receberá como prémio uma exposição individual no Hamburger Bahnhof de Berlim no próximo ano, que será acompanhada por uma publicação. Mujinga foi a escolhida para o prémio,, concedido anualmente a um artista com menos de quarenta anos, entre quatro indicados, os demais sendo o músico Lamin Fofana, os fotógrafos Calla Henkel e Max Pitegoff e o artista conceptual Sung Tieu.

Além das suas esculturas, Mujinga também incorpora vídeo e performance na sua prática multivalente. Escrevendo para Artforum.com em 2018, Sara R. Yazdani caracterizou a artista como “fabricando um mundo onde seres táteis e ambientes evoluem por meio de tecnologias digitais numa continuação das imagens que percorremos todos os dias”. Numa declaração conjunta, os membros do júri do prémio notaram que "os tópicos abordados pelos trabalhos [de Mujinga] ressoam muito com o momento presente, embora também pareçam vir de um futuro já passado." Eles continuaram: "Essas obras lembram-nos de ter consideração pelos outros seres vivos para o bem da nossa própria sobrevivência, e que podemos observar e aprender com as suas várias estratégias de adaptação a um mundo em constante mudança."

Apesar de não haver financiamento vinculado ao prémio, que foi criado em 2013, ele é procurado como um selo de aprovação, o tipo que pode elevar a carreira de um jovem artista. Os vencedores anteriores incluíram Anne Imhof, Cyprien Gaillard e Katharina Grosse.


Fonte: Artforum