Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Scianema - Mostra o Oceano


Vários
Teatro Lethes, Faro

O que pode uma imagem falar


MEF - Movimento de Expressão Fotográfica
IMAGO, Lisboa

Pérola Sem Rapariga


Zia Soares
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

KIRIO URAYAMA & SHÛSAKU ENDÔ - ÍMPARES #6


Miguel Patrício e José Álvares
Cinemateca, Lisboa

A Monumentalidade Crítica de Álvaro Siza


Circo de Ideias
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Confesso - Albuquerque Mendes


Hugo Vieira da Silva
Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto

“Sempre mais alto”: a criatividade de Maria Lamas


Vários
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

O Canteiro e o Desenho


Sérgio Ferro
Vários locais,

Olhar Fixamente


Lennard J. Davis
Culturgest, Lisboa

THE MUSEUM IS A SCHOOL


Vários
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MATTIN, MARGARIDA GARCIA, DJ MARFOX, VUDUVUM VADAVÃ, DASHA BIRUKOVA

Expanding Concert (Lisboa 2019 – 2023)




GALERIAS MUNICIPAIS - GALERIA QUADRUM
Palácio dos Coruchéus, Rua Alberto Oliveira nº 52
1700-019 LISBOA

02 JUL - 02 JUL 2022


CONCERTO Expanding Concert (Lisboa 2019 – 2023): 2 de julho, às 17h, na Galeria Quadrum


Expanding Concert (Lisboa 2019 – 2023)
Mattin, Margarida Garcia, DJ Marfox, Vuduvum Vadavã, Dasha Birukova


Criado por Mattin para as Galerias Municipais, a quarta interação de "Expanding Concert (Lisboa 2019 – 2023)" contará com um concerto de Mattin, Margarida Garcia, DJ Marfox e Vuduvum Vadavã no dia 2 de julho, na Galeria Quadrum. A resposta em forma de texto será dada por Dasha Birukova.

"Expanding Concert (Lisboa 2019-2023)" é um concerto de cinco anos distribuído no tempo e no espaço através de diferentes meios: 5 intervenções públicas em 5 Galerias Municipais diferentes em Lisboa e resultando em 5 textos. Este concerto explora a noção de chamada e resposta na improvisação de forma expandida: cada intervenção pública é uma forma de chamada. Como resposta, um escritor é convidado a participar da intervenção e a escrever um texto sobre ela depois. Essas respostas tentam contextualizar a intervenção em relação à situação artística, política e econômica de Lisboa na época. "Expanding Concert" é um longo concerto improvisado, e uma tentativa de pensar historicamente enquanto está acontecendo.

“Mattin recorre igualmente a uma estratégia invertida que acaba por produzir som formulado pelo público impaciente, um som eventualmente elaborado como um discurso, um ruído muitas vezes proferido como declamações caóticas. (...) Com Mattin são os corpos presentes que se tornam na matéria musical de um canto dedicado ao contexto geográfico e político em que o concerto, no sentido de um acordo harmónico de instrumentos, emerge.” Este trecho faz parte de um texto de Pierre Bal-Blanc que responde a terceira edição de "Expanding Concert" no ano passado (o Jornal online das Galerias Municipais apresenta o texto de resposta de Bárbara Silva, do primeiro "Expanding Concert" em 2019, e o texto de Regina de Moraes sobre o segundo concerto em 2020). O que mudou desde então nas nossas vidas? Como estamos a avançar nesta era conturbada? A quarta edição do "Expanding Concert" convida-o a colocar as questões connosco e a fazer ressoar as ideias dentro da galeria. Para esta edição do “Expanding Concert” Mattin constrói sobre a sua prática de colaboração e improvisação, desta vez adicionando Vuduvum Vadavã ao grupo de co-criadores em contínua expansão.