Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Vieira da Silva em Festa 2026


Aniversário de Maria Helena Vieira da Silva
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Man Machine | Direito à Plasticidade


Miguel Palma | Marta Soares
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Leibniz – Crónica de uma pintura perdida


Edgar Reitz
Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre, Porto

Galerias Abertas de Belas-Artes


19ª Edição
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Colapso


Silvestre Pestana
Galeria Municipal do Porto, Porto

CTRL_HUMAN


Experimental Winedbalad
Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande - Açores

Lisbon Design Week 2026


4ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Feira Internacional de Arte Contemporânea


ARCOlisboa
Cordoaria Nacional, Lisboa

Apresentação do livro


Hinos à Noite, de NOVALIS
Brotéria, Lisboa

Laurie Anderson com Sexmob


Republic of Love
Vários locais,

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


NUNO FARIA, RUI SANCHES, TERESA SEGURADO PAVãO E VASCO FUTSCHER

1º Ciclo Expositivo de 2026




MUSEU ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA
Praça das Amoreiras, 56
1250-020 LISBOA

02 MAI - 02 MAI 2026


VISITA REMATE ANTES DO FIM DO 1º CICLO: Sábado, 2 de Maio, às 11h no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva

Lotação de 40 pessoas
Levantamento prévio do bilhete na receção do Museu, dia 2 de Maio, a partir das 10h00.



1º CICLO EXPOSITIVO

Em 2026, o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva inaugura um novo ciclo expositivo que assinala uma mudança de paradigma no modo de habitar o espaço e de pensar a programação. Não se tratando da separação entre coleção permanente e exposições individuais, nem da lógica contínua de grandes projetos recentes, apresenta-se como um organismo uno, articulado em núcleos e intervenções. As obras aproximam-se, contaminam-se, ecoam entre si, deixando de existir como territórios separados para se tornarem campos de confluência.

Entre pintura e escultura, desenha-se um programa que privilegia o olhar e a experiência íntima do visitante. Inaugurado a 10 de fevereiro, este ciclo integra uma programação anual que se estrutura em três momentos quadrimestrais, propondo leituras aprofundadas da coleção de Vieira da Silva e Arpad Szenes, em diálogo com projetos individuais de diferentes gerações. Ossaturas em esboço, processos, tentativas, desvios; a naturezamorta, a escala média e o trabalho de detalhe tornam-se lugares de experimentação em que a matéria se aproxima do corpo, um núcleo intitulado Arpad Szenes e Vieira da Silva: núcleos da coleção.

No primeiro ciclo, a apresentação diacrónica de obras fundamentais da coleção convive com as propostas escultóricas de Rui Sanches e Teresa Segurado Pavão (Ensaios em Imobilidade e Movimento Secreto), a fisicalidade arquitetónica de Frida Baranek (Desafios/Defiances) com as peças cerâmicas de Vasco Futscher (Broken Mile) que oscilam entre vestígio arqueológico, objeto quotidiano e pintura expandida.

Também as obras de Sara & André (Atelier, Lisbonne, na imagem à esquerda) e de Francisco Janes (Em Projeção – Mira Rio / Regada / Visão Solar), artistas integrantes da programação anterior, admitem desaguar no novo ciclo em jeito de continuidade necessária à leitura das restantes obras. Todos estes trabalhos, uns mais próximos da coleção permanente, outros deliberadamente mais autónomos, aprofundam a ambiguidade entre superfície e volume, suspensão e peso, sugerindo novas formas de ver e de percorrer o Museu — que este ano revela uma nova sala, a Antecâmara, que pressagia uma extensão natural do espaço expositivo.