Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O NOVO SKYSPACE DE JAMES TURREL É MONUMENTAL

2025-10-27




A maior instalação “Skyspace” alguma vez construída pelo artista James Turrell para uma instituição pública será inaugurada no Museu de Arte ARoS Aarhus, na Dinamarca, a 19 de junho de 2026 — mesmo a tempo do solstício de verão.

A obra, denominada "As Seen Below – The Dome", assume a forma de uma vasta sala subterrânea com vista para o céu, alojada num monte relvado. Qual o tamanho da peça? Com mais de 15 metros de altura e 40 metros de diâmetro, tem aproximadamente o mesmo tamanho da lendária cúpula do Panteão de Roma. "Com "As Seen Below", estou a moldar a experiência de ver em vez de entregar uma imagem", disse Turrell em comunicado. "A arquitetura mantém o céu próximo, por isso reconheces que o ato de olhar é a própria obra. Aqui, a luz não é descrição, é a substância dentro da qual te encontras."

Para chegar ao “Skyspace” — termo cunhado por Turrell na década de 1970 para descrever as suas câmaras dotadas de aberturas que emolduram o céu — os visitantes passarão por um túnel iluminado que liga o museu principal a uma expansão parcialmente subterrânea chamada The Next Level. Isto inclui um espaço expositivo subterrâneo chamado Salling Gallery, inaugurado no início deste ano, e um novo espaço expositivo permanente ao ar livre, também inaugurado em 2026.

"O mais significativo “Skyspace” do artista até à data é uma obra extraordinária que convida os visitantes a abrandar, a olhar para cima e a experienciar a luz, o tempo e o espaço de formas profundamente comoventes", disse Rebecca Matthews, diretora do ARoS, em comunicado. "Esta não é apenas uma adição monumental ao ARoS, mas também um presente para o público".

A cúpula de Turrell foi anunciada pela primeira vez em 2015, como parte de uma colaboração com os arquitetos responsáveis ??pela expansão, o gabinete Schmidt Hammer Lassen Architects, mas houve alguns percalços ao longo do caminho. O projeto estava originalmente previsto para ser inaugurado em 2023, mas enfrentou contratempos financeiros e técnicos, incluindo a falência do fornecedor da tampa da grande cúpula no início deste ano. Em 2016, a expansão foi estimada em 40 milhões de euros, mas as notícias mais recentes dos meios de comunicação dinamarqueses indicaram que era necessário obter um financiamento adicional de 6,7 milhões de coroas suecas este ano.

Inspirado pela sua criação Quaker e vivenciando a vasta tela do céu como piloto, Turrell instalou o seu primeiro “Skyspace” na Coleção Panza em Varese, Itália, em 1974. Ao longo do último meio século, a série cresceu e incluiu cerca de 90 instalações únicas em todo o mundo. Mais recentemente, Turrell instalou “Skyspaces” na encosta de uma montanha no Colorado, no interior de um parque em Monterrey, no México, e numa escola Quaker em Manhattan.

Turrell continua a trabalhar na sua obra-prima na Cratera de Roden, no Arizona, onde o artista está a transformar um cone vulcânico num espaço para a observação da luz. O projeto está em desenvolvimento desde 1977 e ainda não tem data de inauguração prevista.


Fonte: Artnet News