|
Conceição Abreu
A paisagem, em Ciência Geográfica, é uma síntese que engloba todos os elementos presentes num determinado local. Aí radicarão os processos naturais e artificiais em diversificado grau de inter-relação, emprestando-lhe um cariz mais natural ou mais humanizado. Embora geograficamente a ideia de paisagem se construa por meio da audição, da visão, do olfacto e do tacto, ela é concebida, sobretudo, no domínio do visível o que, porventura, fundamenta a ideia comum de que é paisagem aquilo que a nossa vista abarca.
Entendida assim a paisagem, supõe-se um movimento operado pelo observador, viabilizando relações entre os objetos que observa - da sua condição de possibilidade de cada “onde”, “aí”, e “aqui” (Heidegger) - e os objetos que recorda nas suas imagens/memórias. Estas experiências conceptuais, perceptuais e imaginativas são as que possibilitam uma conversão da ideia de paisagem numa ideia de lugar (ou não-lugar). Como num tecido que se vai estruturando através de processos que incorporam e aglutinam lados distintos, direitos e avessos, assim o lugar se vai matéria-lizando. Dependendo das intercepções, cruzamentos, relações, afectos, pensamentos e emoções, se vão determinando as leituras dos lugares que serão, consequentemente, distintas para cada observador. Nesse sentido, tecer e olhar invocam acções aproximadas, uma vez que ambas conduzem à tecitura da realidade.
À semelhança de um tecido que se tece a partir do cruzamento dos fios que o compõe, também a nossa percepção de lugar advém das diferentes possibilidades
de conexão entre aquilo que é dado a ver na paisagem e aquilo que já trazíamos na memória.
Advérbios de Lugar, título da Exposição que agora se apresenta, foi pensada como parte desse processo de possibilidades de uma construção de lugar. Tanto a disposição, como as peças que a integram - fotografia, vídeo, e desenhos bordados foram concebidos enquanto modos constitutivos das ligações ou passagens que o indivíduo cria quando projecta/imagina sobre o que vê o que sabe. Movimentos operacionais que derivarão, portanto, da Experiência e do desejo de construir para si o seu próprio habitat.
Biografia
PT /// Conceição Abreu, artista plástica e investigadora, nasceu em 1961, Portugal, onde vive e trabalha.
Em 2012 termina Mestrado em Arte Multimédia - Fotografia, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Em 2010 (após Bacharelato terminado em 1989) conclui a Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Polictécnico de Lisboa. No ano de 2000 completa o Projecto Individual em Pintura, e em 1998 os Estudos Completos de Pintura, na Escola Ar. Co, Lisboa. No ano de 1981 termina o Bacharelato em Design Gráfico e de Interiores na Escola IADE, Lisboa.
EN /// Conceição Abreu, artist and researcher, was born in 1961, Portugal, where she lives and works.
In 2012 completes Masters in Multimedia Arts - Photography at the School of Fine Arts in Lisbon. In 2010 (after completing a Bachelor degree in 1989) completes a Degree in Dance at School of Dance, the Institute Polictécnico Lisbon. In 2000 completes an Individual Project in Painting in 1998 and Studies Complete Painting, School Co Ar, Lisbon. In the year 1981 completes a Degree in Graphic Design and Interiors IADE School, Lisbon.