|
JOÃO PIMENTA GOMES | PERFORMANCE SONORA
Com curadoria de Isabel Costa e Joana Krämer Horta, Sound and Future - Four Tools to Unblock The Present compreende um ciclo expansivo de performances ao vivo centradas sobre os conceitos de loop, pastiche, mixagem e sampling. Partindo da obra de Mark Fisher, “Fantasmas da Minha Vida”, apresenta performances encomendadas a Aires, Diana Policarpo, João Pimenta Gomes e Odete.
Na quinta-feira, 02 de junho, a Plataforma Revólver - Independent Art Space apresenta João Pimenta Gomes, a segunda performance do ciclo.
João Pimenta Gomes conjuga música, vídeo, fotografia, interligando referências ligadas à música. O artista tem apresentado várias versões de um novo sistema musical criado por si a que chamou Metavox, um sintetizador modular pensado para tocar exclusivamente samples de voz humana. Durante esta performance duracional, o artista irá explorar as possibilidades deste instrumento e das suas múltiplas variações no espaço.
João Pimenta Gomes
Nascido em 1989, é um artista visual e músico, que vive e trabalha em Lisboa. Em 2009 ingressou no curso de Som e Produção Musical na Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias e, mais tarde, no curso de Desenho e Fotografia no Ar.Co — Centro de Arte e Comunicação Visual. Das exposições que realizou, incluem-se Poly-Free, uma nova instalação sonora, no Gabinete, MAAT (2022); Clouds, apresentada no Kunstraum Botschaft/ Instituto Camões Berlim, uma comissão Fundação EDP/maat; Trabalho de Inverno (com Pedro Tropa e Teresa Santos) Galeria Quadrado Azul, Lisboa (2021); A Vida Secreta das Plantas (Coletiva - Curadoria Filipa Oliveira) Casa da Cerca, Almada (2021); Micro Ressonâncias, Appleton Box, Lisboa (2020); A Ilha de Calipso (com Pedro Tropa e Teresa Santos), Appleton Garagem, Lisboa (2020) e a peça sonora Canto em parceria com a artista Marilá Dardot que integrou a exposição Interdito na Galeria Filomena Soares, Lisboa (2017).