|
Clementine Carsberg e Sofia Aguiar
Para a Plataforma Revolver Sofia Aguiar (Lisboa) e Clementine Carsberg (Marselha) concebem “Rosa de Pau”. Os trabalhos das duas artistas, unem-se nalguns pontos comuns como a apresentação de vestígios de passado no presente. Clementine Carsberg e Sofia Aguiar realizaram conjuntamente Open Studios em Marselha, Lisboa e Dublin e é com esse ponto de partida que concebem, agora, este projecto.
Sofia Aguiar retoma as suas vitrinas que acaba de apresentar na Bienal do Benin. A vitrinado Benin permanecerá neste pais africano fazendo parte da colecção da Fondation Zinsou. Como esta, a colecção de Lisboa remete para os antigos cabinets de curiosités em que pinturas, objectos de colecção e outros elementos se juntam num universo ambivalente e conflituoso.
Clementine Carsberg desenvolve sugestões de histórias desfasadas no tempo onde apresenta vestígios, obras efémeras, sobreposições de elementos e formas que evocam isso mesmo. Realiza, aqui, um site specific, na linha das suas intervenções no espaço a que chama Segredos de Família, criando formas com materiais de algum modo ligados à habitação. A escala é mantida dando lugar a arquitecturas de estrututuras integradas na própria arquitectura do lugar de exposição.