Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ARTISTAS LANÇAM PETIÇÃO PARA BOLSAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA E CENTRO CULTURAL PÚBLICO ONLINE

2020-05-04




Foi lançada petição apelando a um programa nacional de bolsas de criação artística e um centro cultural público online, com as seguintes características:


Um grupo informal de artistas e amantes das artes criou uma petição que reivindica ao estado português um amplo plano nacional de emergência para as artes, focando a necessidade de implementar bolsas de criação artística. Estas deverão chegar a toda a classe artística desprotegida e aos técnicos por ela contratados. A arte criada com estes apoios deverá ser mostrada a toda a população num grande centro cultural online que se propõe que seja criado pelo Ministério da Cultura em site próprio para esse fim. As criações deverão ter como temática: IMAGINAR O FUTURO.

Propõe-se que as bolsas tenham uma duração de 3 meses, com um valor mensal minimamente digno, no mínimo igual ao salário mínimo nacional, mas dentro de um valor que permita que o estado em fase de crise tenha capacidade para fazer chegar o mesmo montante a mais artistas e técnicos, privilegiando a universalidade e equidade dos rendimentos e não concursos que paguem mais a menos pessoas.

Em contrapartida, os artistas ficam obrigados a criar pelo menos um trabalho artístico por mês para ser mostrado num sítio online criado pelo Ministério da Cultura exclusivamente para este fim. O site funcionaria como um grande centro cultural público online (e um arquivo para o futuro que guarde a memória deste momento), com concertos, teatro, exposições, vídeo, etc. Num princípio de serviço público, essa plataforma cultural na internet publicaria os trabalhos artísticos agrupados por meios e géneros (ex: música, artes plásticas, artes performativas, artes digitais, escrita, etc / ex: música pop, clássica, jazz, etc; e/ou fotografia, pintura, vídeo, performance, etc).

Para além de compensar problemas sociais urgentes de uma classe profissional geralmente mal paga, precária e frágil (que foi a primeira e das mais afetadas pela crise), assim como lacunas nos direitos fundamentais à população (privada de grande parte das tradicionais ofertas que respondem ao seu direito à cultura); a proposta de um plano nacional de bolsas de criação artística visa transformar um momento de dificuldades em esperança. É um investimento na ligação das artes à sociedade (com direitos e responsabilidades para os artistas) a partir de uma aposta no potencial transformador da arte.



A petição pode ser consultada e assinada aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT98305