Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A ARÁBIA SAUDITA VAI TER UM NOVO MUSEU DE ARTE DIGITAL EM JEDDAH CRIADO PELO COLETIVO TEAMLAB

2020-09-19




O coletivo japonês de multimédia teamLab vai inaugurar um novo museu de arte digital em Jeddah, Arábia Saudita, em 2023, chamado teamLab Borderless Jeddah. O grupo com sede em Tóquio, conhecido por produzir experiências imersivas que agradam às multidões, com infinitas quedas de água e flores virtuais, assinou um contrato de dez anos com o Ministério da Cultura da Arábia Saudita para iniciar obras para o futuro museu.

O espaço em Jeddah é a mais recente adição ao império em expansão do teamLab, que consiste em espaços interativos em Tóquio, Xangai e, mais recentemente, Macau. “A equipa do coletivo de artistas, criativos, arquitetos, programadores, animadores e outros, vão criar o teamLab Borderless Jeddah seguindo o mesmo conceito criativo dos museus teamLab Borderless em Tóquio e Xangai, em que usam a tecnologia mais recente para criar um mundo sem fronteiras”, disse em declarações o ministério da cultura saudita.

De acordo com o Saudi Gazette, o projeto teamLab também teve programado um espaço para Riad. “O ministério pretende levar esta experiência a Riad numa fase posterior para dar maior oportunidade ao público que deseja participar neste evento”, diz o jornal.

O teamLab Borderless Jeddah faz parte de um esforço para promover o estatuto cultural da Arábia Saudita, de forma a diversificar a economia e passar uma imagem mais “aberta” do país, em linha com o plano Visão 2030 do governo. O novo museu segue outros empreendimentos culturais, como a exposição de escultura Desert X, que foi inaugurada na região de AlUla, no noroeste da Arábia Saudita, no início deste ano.

Fonte: The Art Newspaper