Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CENTRE POMPIDOU EXPANDE-SE PARA A AMÉRICA DO SUL COM POSTO AVANÇADO NO BRASIL

2025-06-04




O Centre Pompidou de Paris, que vai encerrar em setembro para uma renovação de cinco anos, vai inaugurar um posto satélite em Foz do Iguaçu, no Brasil, em novembro de 2027. O posto avançado tem um custo estimado de 240 milhões de dólares e representa a primeira incursão da conceituada instituição de arte contemporânea na América do Sul. O projeto conta com o apoio, em parte, de autoridades do estado do Paraná, onde será instalado. Situado junto às Cataratas do Iguaçu, Património Mundial da UNESCO, junto à fronteira entre a Argentina e o Paraguai, o novo museu será projetado pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez.

Vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016, Benítez é conhecido pela sua adesão à sustentabilidade. Segundo o Pompidou, o seu projeto irá fundir-se com a envolvente e abrangerá galerias de exposição e instalações de investigação, bem como uma praça pública destinada a integrar o museu na comunidade e a estabelecê-lo como um centro para eventos ao vivo, exibições de filmes e festivais. Embora a nova filial, denominada Centro Pompidou x Paraná, receba obras da coleção de aproximadamente 150.000 peças do Pompidou, o programa destacará artistas sul-americanos.

O satélite brasileiro é a mais recente de uma série de filiais a serem anunciadas pelo Pompidou, que também está a construir filiais em Bruxelas e Seul, e em Jersey City, Nova Jersey, embora a última tenha enfrentado um problema em junho passado, quando a Autoridade de Desenvolvimento Económico de Nova Jersey rescindiu o apoio financeiro. O museu já opera espaços em Metz, França; Málaga, Espanha; e Xangai. No final do ano passado, o Pompidou assinou um acordo com a Arábia Saudita, no qual esta aceitou contribuir com 50 milhões de euros (52,6 milhões de dólares) para a renovação da principal atração de Paris, no âmbito de um acordo mais vasto entre os ministérios da cultura de França e da Arábia Saudita. Em 2023, o Pompidou anunciou que iria abrir um grande posto avançado em AlUla, no noroeste da Arábia Saudita, como parte do acordo cultural, mas o projeto não é atualmente mencionado no seu site.


Fonte: Artforum