Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FRANCISCO SOUSA LOBO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE LITERATURA EM BERLIM

2018-08-21




O ilustrador e escritor português Francisco Sousa Lobo vai participar no painel sobre Novela Gráfica do 18.º Festival Internacional de Literatura, que se realiza em Berlim, de 5 a 15 de setembro próximo.

A Haus der Berliner Festspiele é o cenário central do festival que marca presença em toda a capital alemã, com diversos eventos, e conta na sua programação com nomes como os da italiana Francesca Melandri, do canadiano Michael Ondaatje ou o indiano Vivek Shanbhag.

A programação do festival visa apresentar "autores de renome e menos conhecidos na Alemanha, bem como debater temáticas de relevo, através de obras literárias", segundo a organização.

O festival, no qual participam 200 autores de 50 países, conta com seis eixos essenciais: 'Decolonizing Wor:l:ds' ('Descolonizando mundos', num trocadilho entre o termo "mundo" e "palavra", em inglês), 'Escrita de Natureza', 'A Arte da Culinária', 'A Política das Drogas', 'A Evolução da Cultura Humana' e o congresso 'O que vem depois do estado-nação?'.

Francisco Sousa Lobo, nascido em 1973 em Moçambique, participa no dia da Novela Gráfica, agendado para 9 de setembro, cujo painel de participantes resulta de uma curadoria do alemão Lars von Törne, com as presenças de Paula Bulling (Alemanha), Liu Jing (China), Mazen Kerbaj (Líbano/Alemanha), Eric Lambé (Bélgica), Philippe de Pierpont (Bélgica), Leopold Maurer (Áustria), Athanassios Petrou (Grécia) e Liv Strömquist (Suécia).

O discurso da cerimónia de abertura cabe à escritora e jornalista austríaca Eva Menasse, autora sem obra ainda editada em Portugal, que foi jornalista do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung e cujo primeiro romance, 'Vienna' (2005), foi finalista, em 2007, do Independent Foreign Fiction Prize, no Reino Unido.

A cerimónia de inauguração conta ainda com um recital pelo pianista russo Igor Levit, ao qual se segue o escritor alemão Burghart Klaußner que lerá excertos do seu romance 'Vor dem Anfang' ('Antes do Começo'), que será o primeiro livro a ser apresentado neste 18.º Festival Internacional de Literatura.

A escritora nigeriana Akwaeke Emezi apresentará a tradução de sua novela 'Freshwater' e Dima Wannous (Síria/Líbano) a do seu livro 'Die Verängstigten' ('Os Assustados').

O participante português, Francisco Sousa Lobo, vive em Londres desde 2005, onde se doutorou em Artes, no Goldsmiths College. Sousa Lobo estudou arquitetura e faz parte da Ordem dos Arquitetos, mas desde 1980 que se dedica Banda desenhada.

Como artista plástico expôs em Inglaterra e Portugal. Entre outras edições, participou na 'zine' (edição autofinanciada de limitada circulação) 'Mesinha de Cabeceira/CapitãoCrica Ilustrada' e no 'Zona de Desconforto'. Em 2013 editou o livro 'The Dying Draughtsman - O Desenhador Defunto'.

Em 2015, publicou 'The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros', romance gráfico vencedor do concurso 'Toma lá 500 paus e faz uma BD!'.



Fonte: Notícias ao Minuto