Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

ENCERRAMENTO DA BIENAL DA MAIA A 14 DE NOVEMBRO

2015-11-11




Lugares de Viagem, projecto artístico comissariado pelo artista e curador José Maia para a Bienal da Maia 2015, finaliza no próximo sábado, 14 de Novembro, pelas 16h00, no Fórum da Maia, encerrando assim os nove meses de uma intensa programação que inaugurou a 7 de Março.

Após um primeiro momento dedicado à obra de Manoel de Oliveira, e um segundo momento que apresentou artistas nacionais e internacionais que deram conta do imaginário do Norte do país, a Bienal da Maia 2015 finaliza no dia 14 de Novembro com uma série de eventos e com as exposições colectivas A Força do Real que Há-de Vir (Fórum da Maia) e Nunca Chegar ao Fim (Centro Comercial Plaza). As exposições têm como enquadramento o potencial dos espaços e a capacidade de transformação e inscrição dos lugares. Neste contexto, são convocados criadores com obras em várias práticas que se relacionam com as artes plásticas, como arquitectos, designers gráficos, músicos, autores de BD, ilustradores, autores de livros de artista e criadores para o espaço da Web.
**
No próximo sábado, A Capacidade de um Objecto-Lugar – um ciclo de exposições dedicado a espaços independentes e a colectivos de artistas – apresenta a sexta edição do 15 Minutos de Fama, um evento que se insere no contexto das exposições comissariadas pelo espaço Extéril para a Bienal da Maia 2015.
Esta iniciativa realiza-se de dois em dois anos e teve origem na mítica frase de Andy Warhol "No futuro, todos serão famosos por quinze minutes."

Para a apresentação dos projectos cada artista dispõe 15' de exposição, onde a montagem e desmontagem, deverá ser o mais rápido possível. O 15 Minutos de Fama inicia-se às 16h00 no Fórum da Maia, e, contará com obras dos artistas Joaquim Jorge Marques, Daniela Nunes, Ana Efe + Albrain, Isaque Pinheiro, Ana Pais Oliveira, Luís Filipe Rodrigues, Pedro Ruiz e Israel Pimenta.

A programação prossegue às 17h00, com a apresentação de publicações inéditas no contexto da exposição A Força do Real que Há-de Vir (Fórum da Maia). A cantora e artista Ana Deus apresenta um livro de poemas reunidos de Ângelo de Lima; o colectivo de artistas KRAFT expõem a sua segunda publicação KRAFT # 2; e, os artistas Hugo Soares e João Gigante apresentam o terceiro número da fanzine PARASITA, uma revista editada pelos mesmos, que conta com colaborações de diversos agentes culturais.

A programação finaliza às 18h30, no contexto da exposição Escritório – uma retrospectiva amanhã de Hugo Soares e João Gigante, que irão apresentar uma conversa com representantes de espaços culturais de Viana do Castelo – Dinamo 10, AISCA, Ao Norte e Objectos Misturados – sobre a actividade artística que se vem desenvolvendo na cidade.


Fonte. Bienal da Maia