Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TIAGO MADALENO É O GRANDE VENCEDOR DO PRÉMIO NOVO BANCO REVELAÇÃO 2017

2017-07-12




Tiago Madaleno é o grande vencedor do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2017. O jovem artista recebe agora uma bolsa de produção para concretizar o seu projeto, que apresentará numa exposição individual a inaugurar em outubro no Museu de Serralves.

O júri do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2017, presidido por João Ribas, diretor adjunto e curador do Museu de Serralves e constituído por Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, Londres; Alessio Antoniolli, diretor da Gasworks & Triangle Network, Londres; Ricardo Nicolau, adjunto da direção e curador do Museu de Serralves e Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves, destacou o importante papel que a organização de uma exposição no Museu de Serralves pode desempenhar no percurso artístico de Tiago Madaleno. O diálogo com os curadores do Museu e o acesso a condições profissionais de produção e de comunicação deverão trazer à sua prática novas preocupações e posições estéticas.

Com o projeto que apresentou ao júri, Tiago Madaleno propõe-se refletir sobre a relação entre a fotografia e a temporalidade, invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, Clepsidra questionará as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho.

Tiago Madaleno nasceu na cidade de Vila Nova de Gaia em 1992 e licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 2010 e 2014. Realizou mestrado em pintura na mesma Faculdade entre 2014-2016.

O vencedor da edição de 2017 foi escolhido entre quatro finalistas, selecionados pelo júri do prémio no passado mês de junho. Além do vencedor foram finalistas do Prémio os artistas Ana Barata Martins, Diogo Bolota e Henrique Loja. Os quatro finalistas utilizam o suporte fotográfico para o interrogar nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea.

A acompanhar o Prémio será brevemente publicado um catálogo que apresentará o trabalho dos quatro finalistas e que, para além de imagens que documentam os projetos, inclui entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e membro do júri do Prémio.

O prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO é uma iniciativa do NOVO BANCO em parceria com a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.


Fonte: Serralves