Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA



Outras recomendações:

Sessões na esplanada


cinema ao ar livre
Cinemateca, Lisboa

SPELLBOUND


Colectivos [kameraphoto] + Hélice
Procurarte, Lisboa

Artistas portugueses em Londres no pós-guerra?


Arte Britânica - Ponto de Fuga
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local Art Worlds (or Imaginary Geographies with Real Effects)


Howard Singerman
Goethe-Institut Portugal, Lisboa

PÓS-MUSEU: ‘A’ de Ausência. Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado


Sandra Vieira Jürgens, Catarina Simão e João Sousa Cardoso
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

Fluid Prospections


Curadoria: Alexandra Balona
Vários locais/Porto, Porto

Festa do Solstício


Anozero'25
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra

Como Falar do Trauma – uma ditadura ainda presente nas artistas ibéricas


Bruno Marques
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Aldebaran Caída por Terra


Adriana Molder
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

Mamã África


1ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MARTA MESTRE

Isto não é um cubo




ARQUIPéLAGO - CENTRO DE ARTES CONTEMPORâNEAS
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros, s/n
9600-516 SãO MIGUEL, AçORES

22 MAR - 22 MAR 2025


SESSÃO ABERTA: 22 de março, pelas 10h30, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas




O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas recebe no próximo sábado, 22 de março, pelas 10h30, a curadora e pesquisadora de arte contemporânea Marta Mestre, para uma conversa em torno da relação entre arte e sagrado, a influência do consumo digital na fruição artística e os desafios da representatividade nos museus e coleções. A entrada é livre.

Marta Mestre traz uma intervenção essencial para a reflexão sobre o papel das instituições, da curadoria e do público na experiência atual. Ao questionar a separação entre centro e periferia na produção artística, a convidada reforça a ideia de que qualquer território pode ser um espaço de criação e pensamento crítico, desmontando hierarquias impostas pelo sistema da arte.

Esta intervenção aberta ao público - num total de 9 ao longo da vida do projeto "Isto não é um Cubo" - estimula uma reflexão coletiva e participativa sobre o lugar da arte contemporânea na sociedade e incita os participantes a pensar o museu como um espaço vivo e polifónico, e a curadoria como um exercício de mediação e de transformação.

O projeto “Isto não é um cubo” integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais.


+INFO: https://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/pt/programacao/sessao-aberta-marta-mestre/


:::


Marta Mestre é curadora e pesquisadora em arte contemporânea, com trabalho desenvolvido em instituições culturais, maioritariamente em Portugal e no Brasil. É formada em História da Arte e em Cultura e Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal e pela Université d ?Avignon, França. Actualmente é curadora do MAC/CCB, Lisboa. Foi diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, em Guimarães (2020-24), curadora do Instituto Inhotim (2016-17), curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2010-16) e curadora-convidada na Escola de Arte Parque Lage (2015), no Rio de Janeiro, Brasil. Foi co- curadora, com Ángel C. Ulloa, de "O Fantasma da Liberdade"/ Anozero Bienal de Coimbra 2024. Escreve regularmente sobre o trabalho de artistas, para instituições e publicações especializadas. É membro do CIMAM/Comité Internacional de Museus e Colecções de Arte Moderna. Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho (2021-22). Como docente convidada, colabora com várias universidades, e é regularmente convidada para integrar comissões de júris de programas de Artes Visuais e Coleções nacionais e internacionais.