Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MUSEU DO LOUVRE ENCERRADO APÓS DRAMÁTICO ASSALTO À LUZ DO DIA

2025-10-19




Ladrões armados roubaram jóias "de valor inestimável" de uma galeria do Museu do Louvre, em Paris, em plena luz do dia, este domingo, 19 de outubro.

Laurent Nuñez, ministro do Interior francês, disse à France Inter que os ladrões invadiram a Galerie d'Apollon por volta das 9h30, meia hora depois da abertura do museu ao público, e fugiram com peças "históricas" em apenas sete minutos, antes de fugirem em motos.

Embora o inventário exato dos artigos roubados ainda não tenha sido divulgado, a galeria d'Apollon do Louvre é conhecida pela sua exposição de jóias da coroa francesa. O jornal Le Parisien noticiou que uma das jóias roubadas — a coroa incrustada de diamantes da Imperatriz Eugénie, mulher de Napoleão III — foi posteriormente recuperada no exterior do museu.

Turistas na fila para entrar no museu esta manhã disseram à BBC que foram rapidamente conduzidos para o exterior pelos seguranças. O site do Louvre refere que o museu permaneceu encerrado por "motivos excepcionais" no domingo e que os visitantes serão reembolsados ??pelos bilhetes. Os ladrões terão utilizado uma escada mecânica conhecida como elevador de cesto para aceder à galeria do segundo andar, arrombaram uma janela e partiram as montras, no que Nuñez descreveu como uma operação especializada, executada por profissionais.

"Vimos algumas imagens: não visam as pessoas, entram calmamente em quatro minutos, partem as montras, pegam no dinheiro e vão embora. Sem violência, muito profissionalismo", disse a ministra da Cultura, Rachida Dati, ao canal de notícias francês TF1. Dati disse ao X que não houve feridos a reportar. O governo francês acionou uma força policial especializada para investigar o roubo.

O Louvre, o museu mais visitado do mundo, atraindo mais de 30.000 visitantes por dia, não é estranho a roubos de obras de arte. Em 1911, um dos seus próprios funcionários fugiu notoriamente com a Mona Lisa. Foi preso anos depois e a pintura foi devolvida. Mais recentemente, em 1998, uma pintura de Jean-Baptiste-Camille Corot foi arrancada diretamente de uma parede. Ela nunca foi encontrada.


Fonte: HyperAllergic