Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


“WADI ALFANN APRESENTA: JAMES TURRELL”

2025-01-23




Uma exposição em exibição como parte do Festival de Artes de AlUla apresenta o mestre da Luz e do Espaço da Califórnia, James Turrell, e apresenta algumas das suas obras que estão em galerias de arte, bem como representações para uma nova encomenda gigante que ele está a desenvolver para a região de AlUla.

Para a próxima encomenda de Wadi AlFann, o artista criará uma sucessão monumental de câmaras unidas por túneis e escadas no chão de um grande desfiladeiro, no qual os visitantes experimentarão “a coisa da luz”, como o artista descreveu
“Visitei o local de Wadi AlFann pela primeira vez em 2020”, disse Turrell em comunicado. “Fiquei surpreendido que as formações de arenito pareciam muito semelhantes às do Arizona. Eu estava muito familiarizado com este tipo de paisagem e estranhamente senti-me em casa a trabalhar ali.”

“O trabalho idealizado para Wadi AlFann terá dois grandes Skyspaces e dois pequenos Skyspaces, cada um abordando diferentes aspetos do céu”, acrescentou o artista. “Todos os meus Skyspaces aproveitam a luz natural da zona. A qualidade da luz em AlUla é de ar seco do deserto com pouca humidade, o que produz uma luz no céu que é nítida e clara.”

Michael Govan, diretor do Museu de Arte do Condado de Los Angeles, é o curador da apresentação; organizou uma grande retrospetiva de Turrell no LACMA em 2013-14.

“Durante décadas, James Turrell tem considerado a experiência da luz no contexto da perceção humana”, disse Govan nos materiais de imprensa. “O seu uso revolucionário da luz na arte é uma experiência inesquecível.”

Esta exposição oferecerá a experiência de ver uma das primeiras peças de Turrell e uma das mais recentes, e baseia-se em ativos da Comissão Real para a coleção de AlUla, nomeadamente “cross corner” a obra de projeção “Alta” (1968), que anima o canto de uma sala escura com o aspeto de uma pirâmide rosa-violeta brilhante.

Existe ainda “Jubilee” (2021), que apresenta cores que mudam lentamente, mesmo impercetivelmente, do carmesim para o azul.

Uma obra da série “Magnatron” evoca memórias da infância do artista, quando via as luzes intermitentes dos aparelhos de televisão nas janelas dos seus vizinhos, enquanto uma peça da série “Holograma” cria uma forma geométrica luminosa a flutuar no espaço.

Wadi AlFann, que significa “Vale das Artes”, é um local de artes contemporâneas planeado para obras de obras em mais de 40.000 metros quadrados do deserto do noroeste da Arábia Saudita. Juntamente com a encomenda de Turrell, no primeiro grupo de peças a serem encomendadas estarão outros novos projetos de grande escala e específicos do local, de Manal AlDowayan, Agnes Denes, Michael Heizer e Ahmed Mater.

O local, a cerca de 1.120 km da capital Riade, inclui um vale oásis, montanhas de arenito e antigo património cultural. Entre elas está a antiga cidade de Hegra, Património Mundial e a principal cidade do sul do reino de Nabateia.

“Wadi AlFann Presents James Turrell” está patente até 19 de abril de 2025.


Fonte: Artnet News