Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


EXPOSIÇÃO EM MILÃO EXPLORA O LADO MAIS SUAVE DO DESIGN MINIMALISTA

2025-04-10




A Hermès não foge à produção máxima, mas para a sua apresentação na Semana do Design de Milão optaram pelo minimalismo — e muito. O enorme e histórico espaço expositivo La Pelota foi transformado num vazio branco austero, pontuado por formas brancas monolíticas que pareciam pairar acima do chão emitindo brilhos em tons quentes.

A impressionante cenografia foi cortesia de Charlotte Macaux Perelman, diretora artística da Hermès Maison. Os visitantes aproximavam-se das suas serenas exibições para descobrir um arranjo íntimo de utensílios domésticos. A equipa da Hermès fez as malas com pouca bagagem, mas com cuidado. Havia muito bloqueio de cores ao estilo Mondrian, e o tema geral parecia ser um design sofisticado com moderação.

Os materiais de imprensa afirmavam: “Certos objetos, mobiliário e tecidos ganham vida com uma vibração reconfortante, brilhando com uma aura familiar. Um objeto pode ser uma emoção”.

Este sentimento foi refletido em toda a coleção de formas subtis, mas criativas. O designer londrino Tomás Alonso, conhecido pelo seu mobiliário preciso e com materiais inovadores, apresentou uma mesa de apoio que combina o cedro japonês e o vidro lacado colorido — uma combinação inesperada, mas bem-vinda. A madeira fosca oferecia um contraste suave aos painéis saturados de vidro, enquanto a base de madeira arredondada realçava a silhueta mais geométrica do corpo da mesa. À medida que a luz passava pelas superfícies coloridas, acrescentava outra dimensão: um jogo silencioso de matiz e sombra.

Um vaso de vidro âmbar soprado à mão foi realçado por uma bracelete de pele de bezerro macia — outra combinação surpreendente, mas natural. Na verdade, todos os objetos de vidro eram cobiçados, com a quantidade certa de cor.

O mesmo se pode dizer dos cobertores de caxemira, um básico da Hermès. A artista e designer jordana Amer Musa adicionou um toque áurico à sua manta de caxemira geométrica: pó de ouro de 24 quilates delicadamente aplicado em caxemira fina e tecido à mão, com o padrão criado para evocar pautas musicais. Afinal, este é o lado mais suave do minimalismo.

A Hermès apresenta as suas novas coleções para casa durante a Milan Design Week, de quarta-feira, 9 de abril, a domingo, 13 de abril, na La Pelota, via Palermo 10, Milão: quarta-feira, 9 de abril, das 10h00 às 17h00; Quinta-feira, 10 de abril a sábado, 12 de abril, das 10h00 às 20h00; Domingo, 13 de abril, das 10h00 às 18h00.


Fonte: Artnet News