Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CASA DE GEORGIA O’KEEFFE NO NOVO MÉXICO INSPIRA COLEÇÃO DE MOBILIÁRIO IMPRESSIONANTE

2025-05-07




Quando Georgia O'Keeffe se estabeleceu em Abiquiú, no Novo México, no final da década de 1940, decidiu fazer de um complexo em ruínas do século XVIII a sua casa. Passou quatro anos a restaurá-lo, preservando a sua estrutura e os tratamentos tradicionais de adobe, enquanto instalava janelas panorâmicas para permitir a entrada de luz natural e a adornava com ossos, conchas e pedras que tinha recolhido. De seguida, decorou o espaço rústico com designs surpreendentemente modernos, entre eles uma mesa de Eero Saarinen, uma lanterna de Isamu Noguchi, cerâmicas de Ulla Procopé e tecidos de Marimekko.

Este singular sentido de lugar animou agora uma nova coleção da Herman Miller, lançada em colaboração com o Museu Georgia O'Keeffe, que preserva a base Abiquiú da pintora. Com lançamento previsto para 20 de maio, a New Mexico Collection oferece uma edição limitada de duas peças-chave inspiradas na estética desértica de O'Keeffe.

Significativamente, ambos os objetos surgem da amizade de O’Keeffe com o designer têxtil e arquiteto Alexander Girard, que se mudou de Michigan para o Novo México com a sua mulher, Susan, em 1953. Através de interesses e sensibilidades partilhados, floresceu uma camaradagem de décadas entre a artista e o casal. Alexander chegou a atuar como consultor informal para os interiores de O'Keeffe, colocando-a em contacto com designers de meados do século (alguns deles, incluindo Noguchi e Saarinen, foram empregados pela Herman Miller).

Foi também na casa dos Girards em Santa Fé que O'Keeffe encontrou pela primeira vez uma edição totalmente estofada da cadeira Eames Wire com uma base baixa. Adorou tanto a peça que Ray e Charles Eames lhe presentearam com um design semelhante, um protótipo de fibra de vidro moldada numa base de arame baixo, que nunca chegou ao mercado. O'Keeffe, escrevendo para agradecer aos Eameses, chamou-lhe "a mais pequena e melhor cadeira".

Este design inspirou a cadeira Eames Wire Base baixa da coleção New Mexico da Herman Miller, uma edição especial recentemente imaginada pelo Eames Office. A sua estrutura de arame branco suave foi parcialmente estofada num estilo triangular de “biquíni” com tecidos Toostripe da Girard em Ocre Escuro e Siena. Disponível numa quantidade limitada de 300 unidades, a peça custa 1.995 dólares.

A outra peça da coleção apresenta outro motivo característico de Girard: a cobra. Nos anos 50, o designer começou a esboçar e a prototipar uma mesa com uma ilustração impressionante de uma cobra enrolada. (O'Keeffe também tinha afinidade com o réptil; um esqueleto de cascavel ocupava um lugar de destaque na sua sala de estar em Abiquiú.) A peça, no entanto, nunca chegou a entrar em produção.

Até agora. Pela primeira vez, a Herman Miller, com a aprovação do Girard Studio, está a produzir a mesa, que ostenta um tampo em aço, uma base em alumínio com pernas abertas e a Girard Snake acompanhada por um acabamento em esmalte branco. Está disponível numa edição limitada de 100 unidades, ao preço de 895 dólares cada.

A empresa de mobiliário está a organizar uma antevisão da cadeira Eames e da mesa Girard na feira NYCxDESIGN, no dia 20 de maio, às 10h00 (hora do leste dos EUA), duas horas antes do lançamento oficial da coleção online para os compradores norte-americanos. A sua loja na Park Avenue South, em Nova Iorque, também acolherá uma exposição de fotografias recém-descobertas da casa de O'Keeffe no Novo México, tiradas por Girard, até 29 de maio.


Fonte: Artnet News