Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A ÚLTIMA CASA PROJETADA POR FRANK LLOYD WRIGHT — ESTÁ À VENDA

2026-02-04




O último projeto residencial de Frank Lloyd Wright — uma jóia no deserto, com as suas curvas e círculos, construída na encosta de uma montanha em Phoenix, no Arizona — está à venda.

Projetada em 1959 para Norman e Aimee Lykes, a casa ficou conhecida como a Casa Circular do Sol por um bom motivo. Ergue-se no topo de uma colina na Reserva das Montanhas de Phoenix, com as suas curvas a acompanhar o cenário rochoso e as suas janelas circulares com vista para a paisagem desértica. Com 288 metros quadrados, é um monumento à filosofia de arquitetura orgânica de Wright. A propriedade está listada pela Realty One Group por 8,8 milhões de dólares.

Wright é provavelmente mais conhecido pelas suas residências de estilo Prairie, distintas pelas suas formas retilíneas e linhas horizontais. A sua entrada na geometria circular ocorreu tardiamente na sua carreira, mais notavelmente com a sua invenção em espiral para o Museu Guggenheim de Nova Iorque, que estava em gestação desde 1943 e só foi concretizada em 1959. O projeto Lykes surgiu depois do Guggenheim, oferecendo a Wright outra oportunidade para explorar esta nova linguagem de design.

A casa Lykes assenta numa planta de círculos concêntricos sobrepostos, com o motivo curvilíneo da borda presente em todo o restante espaço. As divisões ramificam-se a partir de um núcleo central, com janelas semicirculares e circulares espalhadas por toda a casa e paredes sinuosas criando uma transição perfeita entre ambientes. No exterior, encontra-se uma piscina em forma de crescente.

A residência alberga três quartos, três casas de banho, uma sala de estar, uma biblioteca e um escritório, com armários e mobiliário feitos à medida (incluindo cadeiras origami) desenhados por Wright e construídos em mogno filipino de tonalidade dourada. A sua sala de estar é dominada por amplas janelas que oferecem vistas incomparáveis para o Palm Canyon e uma lareira circular com um design em espiral que ecoa a fachada do Museu Guggenheim. Uma renovação realizada em 1994 incluiu a instalação de pavimentos de ardósia.

Embora Wright tenha projetado a Casa Lykes, faleceu antes do início da construção. O projeto foi supervisionado e concluído em 1967 pelo seu aprendiz, John Rattenbury, que se manteve fiel ao plano original de Wright, acrescentando apenas o escritório no segundo andar. Hoje, a estrutura é uma das cerca de 14 casas circulares projetadas pelo arquiteto.

A residência foi vendida pela última vez em 2019, por 1,6 milhões de dólares, num leilão da Heritage Auctions. Regressou ao mercado por volta de 2020 com um preço de 7,95 milhões de dólares — um valor que só aumentou quanto mais tempo permaneceu sem comprador. A opção de propriedade partilhada foi considerada em 2023, mas a compra integral da propriedade continua a ser uma possibilidade. A mediadora Deanna Peters acredita que a casa é ideal para arrendamento e investimento. De facto, está atualmente disponível para aluguer de curta duração no Airbnb e no Vrbo.


Fonte: Artnet News