Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CADERNO DE DESENHO DE CASPAR DAVID FRIEDRICH FOI VENDIDO EM LEILÃO POR 1.8 MILHÕES

2023-12-05




Em 30 de novembro, um caderno de desenho de 1804 pertencente ao artista romântico alemão Caspar David Friedrich foi vendido na casa de leilões Grisebach por 1,8 milhão de euros. No entanto, antes do leilão, o caderno de desenhos foi nomeado estatuto de bem protegido como bem cultural de valor nacional pelo Departamento de Cultura do Senado de Berlim, o que, se concedido, impediria a sua saída do país.

O “Karlsruhe Sketchbook” está na família do contemporâneo e amigo de Friedrich, Georg Friedrich Kersting, há mais de 200 anos. O caderno de desenho de aproximadamente dezoito por dezoito centímetros é composto de 20 folhas de papel tecido, incluindo 33 páginas de desenhos a lápis lavados em sépia. As páginas individuais foram inscritas e datadas por Friedrich. É o primeiro caderno de desenho de Friedrich - dos quais se acredita que seis dos 20 tenham sobrevivido - a ser colocado à venda. Antes do leilão, o item foi exibido em Berlim, Zurique e Nova York.

O leiloeiro Daniel von Schacky vendeu o caderno por mais de 1,5 milhão de euros para um licitante anónimo. Somente após a conclusão do processo judicial no Departamento de Cultura é que se saberá se o licitante poderá retirar o item da Alemanha, dependendo se é ou não considerado um bem cultural significativo.

A popularidade de Caspar David Friedrich havia diminuído na época da sua morte em 1840, quando faleceu na pobreza, mas a “Germany Century Exhibition” realizada na Galeria Nacional de Berlim em 1906, que incluía 93 obras de Friedrich, deu início a um renascimento da sua reputação. Friedrich é provavelmente mais conhecido pela sua pintura “Wanderer over the Sea of Fog” (1818), atualmente exposta no Hamburger Kunsthalle em Hamburgo. Ele é considerado um pioneiro do modernismo e um dos artistas mais conhecidos da Alemanha.

O próximo ano marca o 250º aniversário do nascimento de Friedrich e vários museus na Alemanha estão a organizar retrospetivas para celebrar o artista, incluindo “Arte para uma Nova Era” no Hamburger Kunsthalle e “Paisagens Infinitas” na Alte Nationalgalerie em Berlim.


Fonte: Artnet News