Links

ARTE LISBOA


 

CICLO DE DEBATES €“ ARTE LISBOA 2009

2009-11-13




A próxima edição da ARTE LISBOA – Feira de Arte Contemporânea realiza-se de 18 de Novembro a 23 de Dezembro de 2009 no Pavilhão 4 da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

Nos dias 20 e 21 de Novembro decorre o Ciclo de Debates 2009, organizado em parceria com a ARTECAPITAL, que reúne artistas, especialistas, profissionais do meio artístico nacional e internacional em três mesas redondas dedicadas aos seguintes temas: Residências artísticas: “Oásis†para a criação?; Museus, bienais, trienais... como contribuem para a notoriedade internacional e desenvolvimento cultural das cidades; e Rosalux, que apresenta uma iniciativa cultural existente em Berlim que promove a internacionalização da arte portuguesa.



PROGRAMA
Local: Auditório do Pavilhão 4. Entrada gratuita


SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO, 19h

Debate I: Residências artísticas: “Oásis†para a criação?

Tema
Uma residência é por definição um lugar temporário onde vivemos durante um período que ultrapassa a mera visita. As residências criadas como lugares de acolhimento para artistas, seja dentro do país onde exerce a sua actividade ou num outro, pode significar a possibilidade de uma “ilha†para criar, meditar no seu percurso criativo, encontrar outros criadores ou agentes culturais, ver exposições ou simplesmente refugiar-se numa outra paisagem. Serão estes “oásis†temporários - onde não precisam de cobrir os custos da vida quotidiana - uma passagem obrigatória para os criadores hodiernos? Serão o “habitat†ideal para um artista num mundo nómada onde o próprio domicílio fixo deixou de existir .
Qual será a sua forma ideal? Numa ilha deserta ou numa grande metrópole? Quais as diferentes geometrias destas “bolhas de tempo� Poderemos pensar numa residência artística para o futuro?

Moderadora Sílvia Guerra
Participantes
Alexandre-David Guéniot (Responsável pelas residências no atelier real, Lisboa); Catalina Lozano (Coordenadora do programa de residências de Gasworks, Londres); Hugo Canoilas (Artista); Manuel Costa Cabral (Director do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa); Martine Michard (Directora do Centre d’Art Contemporain Georges Pompidou, Cajarc); Palmina d’Ascoli (Responsável do programa de residências Culturesfrance, Paris); Pedro Barateiro (Artista) e Victor Pinto da Fonseca (Director da Transboavista, Lisboa)

::


SÃBADO, 21 DE NOVEMBRO, 17h

Debate II – Museus, bienais, trienais... como contribuem para a notoriedade internacional e desenvolvimento cultural das cidades

Tema
Museus, bienais, trienais... são reconhecidamente portadores da dinâmica de cidades cosmopolitas e globais, e constituem os melhores lugares para contextualizarmos a relevância de se criar uma agenda cultural - de diplomacia -, autónoma da diplomacia tradicional, que contribua para a notoriedade local e internacional da cidade.
O debate pretende reflectir sobre a internacionalização e a possibilidade de criar relações com outras instituições exteriores, que nos aproximem do que melhor se faz lá fora. O contributo da experiência pessoal dos participantes, abordando questões chave, representa uma oportunidade para troca de informação.

Moderadora Lúcia Marques

Participantes Carlos Melo (Artista); Franciso Motta Veiga (Director Municipal de Cultura, CML); Guta Moura Guedes (ExperimentaDesign); João Pinharanda (Fundação EDP); Leonor Nazaré (Centro de Arte Moderna – CAMJAP-FCG) e Paulo Gouveia (Clube Português Artes e Ideias)

::


SÃBADO 21 DE NOVEMBRO, 19h

Debate III – Rosalux

Tema
Rosalux é uma iniciativa cultural criada por Tiny Domingos em 1999 como uma plataforma web e entretanto materializada num espaço expositivo experimental com implantação, desde 2007, na malha urbana de Berlim. Tem por objectivo dar visibilidade expositiva a obras de artistas que não tenham integrado ainda o circuito daquela cidade, com enfoque particular para a produção portuguesa, em relação à internacionalização da qual se pretende assumir facilitador activo. Este debate visa a apresentação e discussão do novo modelo que se pretende implementar para o espaço Rosalux, do seu significado contextual e das suas estratégias e parceiros preferenciais.


Moderadora Lígia Afonso
Participantes Tiny Domingos (Rosalux); Gonçalo Pena (Artista); Rita Castro Neves (Artista); José Carlos Teixeira (Artista) e Rachel Korman (Artista)



(Programa sujeito a alterações)