Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


EMPRESÁRIO CRIPTO COME BANANA QUE COMPROU POR 6,2 MILHOES DE DÓLARES

2024-11-29




O empresário de criptomoedas Justin Sun cumpriu uma promessa que fez depois de gastar 6,2 milhões de dólares numa obra de arte que mostrava uma banana colada com fita adesiva à parede – comer a fruta.

Num dos hotéis mais caros de Hong Kong, Sun mastigou a banana perante dezenas de jornalistas e influenciadores depois de ter feito um discurso a saudar a obra como “icónica” e a estabelecer paralelos entre a arte conceptual e a criptomoeda.

“É muito melhor do que outras bananas”, disse Sun depois de a provar pela primeira vez. “É realmente muito bom.”

Intitulada “Comedian”, a obra conceptual criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan foi vendida num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque, na semana passada, com Sun entre sete licitantes. Sun disse que sentiu “descrença” nos primeiros 10 segundos após ter ganho a licitação, antes de perceber que “isto poderia tornar-se algo grande”.

Nos 10 segundos seguintes, decidiu que iria comer a banana. “Comê-la numa conferência de imprensa também pode tornar-se parte da história da obra de arte”, disse.

Na sexta-feira, Sun comparou arte conceptual como “Comedian” com arte NFT (token não fungível) e tecnologia blockchain descentralizada. “A maioria dos seus objetos e ideias existem como (propriedade intelectual) e na internet, em oposição a algo físico”, disse. Sun divulgou também esta semana um investimento de 30 milhões de dólares na World Liberty Financial, um projeto de criptomoedas apoiado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Sun foi acusado no ano passado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA de oferecer e vender títulos não registados em relação ao seu projeto criptográfico Tron. O caso está em curso.

O proprietário da obra recebe um certificado de autenticidade de que a obra foi criada por Cattelan, bem como instruções sobre como substituir a fruta quando esta se estraga. Os participantes do evento de sexta-feira receberam cada um um rolo de fita adesiva e uma banana como lembrança. “Toda a gente tem uma banana para comer”, disse Sun.


Fonte: Guardian