Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BRITISH COUNCIL PONDERA VENDER COLEÇÃO DE ARTE PARA PAGAR DÍVIDA DE 197 MILHÕES

2025-02-07




O British Council está a considerar vender até metade das 9.000 obras da sua coleção de arte para pagar uma dívida de 197 milhões de libras. Este é o total restante do empréstimo governamental de 250 milhões de libras durante a pandemia. Sem apoio financeiro adicional, a instituição corre "risco real de desaparecer", disse o CEO da instituição, Scott McDonald, ao The Guardian. O conselho está também a considerar encerrar as suas operações em 30 a 40 países.

McDonald afirma que o British Council está empenhado em pagar o empréstimo, mas insiste que o governo deve ajudar a encontrar uma solução viável. "Eu só gostaria de termos de empréstimo razoáveis de algo como 25 anos e uma taxa de juros mais baixa", disse ele. O Art Newspaper estimou que a taxa de juro comercial atual aplicada ao empréstimo ascende a 14 milhões de libras anuais.

O British Council promove a cultura e a educação do Reino Unido em 100 países. Recebe cerca de 160 milhões de libras do governo anualmente, o que representa 15% do seu rendimento, e obtém o restante através de atividades comerciais, como aulas de línguas e exames. As instituições comparáveis ??noutros países europeus recebem mais subsídios estatais. A Alemanha apoia o Goethe-Institut com cerca de 900 milhões de libras anuais, enquanto a França atribui 600 milhões de libras à Alliance Française.

A coleção do British Council apresenta obras de notáveis ??artistas britânicos, incluindo Barbara Hepworth, Steve McQueen e David Hockney, e está avaliada em 200 milhões de libras. Cerca de metade das obras não podem ser vendidas devido a restrições legais, mas o Times noticiou que McDonald está a "explorar o que podemos vender dos 50 por cento que não estão restritos".


Fonte: Artreview