Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


OBRAS DA COLEÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO ESTADO EM EXPOSIÇÃO EM ROMA

2024-11-21




A Roma Arte in Nuvola recebe Portugal como o país anfitrião e apresenta de 22 a 24 de Novembro uma seleção de obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado. A exposição, intitulada “Uma Volta ao Sol”, foi organizada pela Museus e Monumentos de Portugal, Ministério da Cultura e pela Embaixada de Portugal em Itália e tem curadoria de Sandra Vieira Jürgens.

Com a intenção de ser um incentivo à descoberta de gerações mais recentes do panorama artístico português, a exposição traz 10 obras que se desdobram entre escultura e pintura e aproximam diversas práticas, linhas de trabalho e reflexões de artistas que utilizam da ironia e do apelo ao humor dentro do tratamento dos seus temas.

Endereçando um convite à experiência da dimensão lúdica da arte e ao jogo coletivo, a exposição destaca obras que dialogam com a vida de uma forma próxima, porosa e flexível, sem prescindir, por vezes, de uma abordagem interventiva e crítica na relação com determinadas realidades culturais e sociopolíticas.

A Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português (CACE), tutelada pela Museus e Monumentos de Portugal, foi iniciada em 1976, nasceu da vontade de criar uma coleção representativa das artes visuais em Portugal. Atualmente, e porque a manutenção deste espólio vivo é um dos objetivos estratégicos do Ministério da Cultura de Portugal, foi retomado o processo de aquisição, que estava interrompido desde 2000. Hoje, a coleção integra obras de artistas mais jovens e também mais peças de mulheres, bem como de artistas que representam a mudança nas práticas artísticas contemporâneas.

A exposição, comissariada por Sandra Vieira Jürgens, curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, dá continuidade ao programa de circulação internacional da Coleção, que visa a projeção e internacionalização de artistas portugueses. Esta mostra conta com os nomes: Adriana Progranó, Ana Santos, Bárbara Bulhão, Carlos Correia, Carlos Noronha Feio, Didier Fiuza Faustino, Eugénia Mussa, Fernão Cruz, Miguel Ângelo Rocha, Tiago Baptista.




FONTE: CACE / MUSEUS E MONUMENTOS DE PORTUGAL