Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ZELENSKY PRESENTEIA O PAPA LEÃO COM UM ÍCONE RELIGIOSO UCRANIANO

2025-05-21




No domingo, após a celebração da sua primeira missa como líder da Igreja Católica Romana, o Papa Leão XIV encontrou-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky que o presenteou com um ícone religioso ucraniano. A imagem da Madona e do Menino foi pintada num pedaço de madeira de uma caixa de artilharia que estava na linha da frente na região de Kharkiv.

“Para muitos povos, a imagem de uma mãe com um filho é um símbolo de vida que deve ser protegido. Hoje, presenteamos o Papa Leão XIV com um ícone especial: a “Mãe de Deus com o Menino”, pintada num fragmento de uma caixa de artilharia pesada”, escreveu Zelensky no Telegram. "É sobre as nossas crianças. Sobre aqueles que sofreram com a guerra, que a Rússia raptou e deportou deliberadamente, e por quem eles aguardam ansiosamente em casa, na Ucrânia."

A invasão da Ucrânia pela Rússia está em curso desde 2022. Ontem, após um telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente norte-americano, Donald Trump, pareceu recuar nos seus apelos para um cessar-fogo, dizendo que os dois países precisavam de negociar a paz entre si, como relata a CNN.

O Papa Leão ofereceu-se para acolher negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia no Vaticano.

“A Santa Sé está sempre pronta para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para que falem uns com os outros”, disse, como relata o New York Times. O Papa Leão já tinha apelado a uma “paz autêntica, justa e duradoura” na Ucrânia no seu primeiro discurso de domingo.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é um rito separado dentro da Igreja Católica Romana e é a maior das 23 igrejas católicas orientais.

Zelensky agradeceu ao Vaticano “pela sua disponibilidade para servir de plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia” e manifestou a sua esperança “num diálogo em qualquer formato que conduza a resultados reais”.

O presente do líder ucraniano ao Papa Leão é invulgar para um ícone oriental, pois retrata a Virgem Maria com a cabeça descoberta, de acordo com a União de Jornalistas Ortodoxos. A imagem de Maria a segurar o menino Jesus ao peito é um exemplo de um tipo iconográfico conhecido como “Virgem Eleousa”, ou Madona da Ternura, popular na arte religiosa russa e bizantina.


Fonte: Artnet News