Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SEBASTIÃO SALGADO FOTÓGRAFO AMBIENTALISTA, 1944-2025

2025-05-24




Sebastião Salgado, fotógrafo e ambientalista brasileiro famoso pelo seu trabalho na captação e ajuda na manutenção da floresta amazónica, morreu.

Durante mais de cinco décadas, a fotografia social e documental de Salgado ofereceu uma visão humanista das populações desfavorecidas de todo o mundo, ao mesmo tempo que abordava questões ambientais importantes. O trabalho de Salgado como fotojornalista levou-o a mais de 120 países.

Nascido em Aimorés, Minas Gerais, Brasil, em 1944, estudou inicialmente economia em São Paulo, antes de se estabelecer num grupo revolucionário de esquerda que trabalhava contra a ditadura militar brasileira de 1964-1985.

Em 1969, ele e a sua mulher Lélia Wanick Salgado mudaram-se para Paris em exílio autoimposto. Os dois também se tornariam parceiros para a vida na arte, com o agente de Salgado a dizer ao “Guardian” num perfil de 2024: "Salgado não seria Salgado sem Lelia. Ela é fundamental para tudo o que ele fez.’ Em 1998, fundaram o Instituto Terra, uma organização sem fins lucrativos de reflorestação em Aimorés. Até à data, o instituto plantou mais de 3 milhões de árvores.

Salgado manteve-se um ativista dedicado durante toda a sua vida. Em 2020, publicou uma carta aberta e uma petição a pedir que se fizesse mais para proteger as comunidades indígenas do país do vírus COVID-19.

Morreu após complicações de uma forma de malária, que contraiu em 2010, e mais tarde desenvolveu leucemia.