Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BANKSY PARTILHA OBRA DE ARTE ENIGMÁTICA DA VIRGEM MARIA AMAMENTANDO JESUS

2024-12-20




O artista de rua anónimo Banksy publicou uma fotografia de uma misteriosa obra de arte retratando a Virgem Maria a amamentar o menino Jesus no Instagram. Notavelmente, a imagem apresenta o que parece ser um orifício de drenagem de água com uma mancha vermelha de ferrugem no lugar do mamilo de Maria, evocando um ferimento de bala ou outra lesão.

A composição recortada da imagem da publicação e a falta de legenda geraram várias teorias na secção de comentários, com muitos utilizadores a sugerirem que a arte é um símbolo dos ataques fatais em curso contra mães e crianças em Gaza. Outros sugeriram que o artigo poderia ser um comentário sobre os produtos químicos perigosos e os perigos que representam para os nossos descendentes.

A localização e a natureza da obra de arte permanecem desconhecidas, havendo algumas sugestões de que não se trata de um novo mural, mas sim de uma peça já existente. Num tópico do Reddit sobre a obra de arte, um utilizador afirmou que a obra é uma pintura independente que estava à venda numa exposição privada para compradores em Spitalfields, Londres, no passado mês de fevereiro.

Com tanto espaço para especulação, juntamente com a solidariedade demonstrada por Banksy com a Palestina nas últimas duas décadas, não é surpreendente que os comentadores presumam que o artista de rua se refere às terríveis condições em Gaza. Banksy já tinha incorporado o motivo da Virgem Maria na sua prática, como em “Toxic Mary” (2003), uma imagem stencil a pingar da santa mãe a alimentar o seu bebé com um biberão cheio de veneno que gerou subsequentes trabalhos derivados e séries impressas, e o mural “Madonna con la pistola” em Nápoles, Itália. Ambas as imagens invocam a semelhança de Maria como veículo para a crítica social e baseada na fé.


Fonte: HyperAllergic