Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PHARRELL WILLIAMS JUNTA-SE À ‘UNESCO’ COMO EMBAIXADOR DA BOA VONTADE

2024-12-20




A UNESCO anunciou que o músico e estilista Pharrell Williams será o seu embaixador da boa vontade para a educação artística e o empreendedorismo numa cerimónia na sua sede em Paris, no dia 17 de dezembro.

O papel da agência cultural da ONU passa por apoiar e promover iniciativas que se concentrem na proteção das culturas indígenas, no avanço da educação e da saúde para as mulheres, na defesa da vigilância contra atrocidades em massa e no trabalho para proteger o património cultural.

No evento, Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, descreveu Williams, de 51 anos, como um artista que provou o seu empenho em colocar a cultura ao serviço da paz e da comunidade humana. “Ele acredita no poder da criatividade e da educação para construir um futuro melhor”, disse Azoulay. “Os seus compromissos estão em sintonia com o mandato da UNESCO. Estou muito feliz por ele se estar a juntar à família da UNESCO.”

A organização citou o compromisso de longa data de Williams com obras de caridade como um fator adicional na decisão. Williams cresceu numa comunidade carenciada em Virginia Beach, EUA, nas décadas de 1970 e 1980 e falou abertamente sobre as dificuldades que enfrentou. Nas últimas duas décadas, Williams lançou uma série de iniciativas de apoio às comunidades carenciadas. Isto inclui o From One Hand to AnOTHER, focado em programas educativos para jovens carenciados entre os sete e os 20 anos, e o Yellow and Black Ambition, que apoia empreendedores negros e latinos.

A UNESCO observou em comunicado de imprensa que, como embaixador da boa vontade, Williams continuaria a ser um mentor para jovens criadores, especialmente em África, onde a organização apoia o desenvolvimento de indústrias culturais.

A UNESCO e Williams cruzaram-se antes dos Jogos Olímpicos de Paris, em junho, quando Williams, que era diretor criativo masculino da Louis Vuitton desde fevereiro de 2024, escolheu realizar o desfile de moda da marca na UNESCO House, no coração da capital francesa. O desfile, denominado “O Mundo é Seu”, exibiu modelos com roupas que cobriam todo o espectro de cores, tendo como pano de fundo as 194 bandeiras dos Estados-Membros da UNESCO.

A presença cultural de Williams em Paris foi novamente demonstrada na reabertura de Notre-Dame, no início de dezembro, quando cantou o seu êxito "Happy" ao lado do Voices of Fire, o coro gospel que Williams encontrou e desenvolveu numa série de documentários da Netflix em 2020.

Para assinalar a sua nomeação como embaixador da boa vontade, Williams discursou para 800 estudantes do ensino secundário na sede da UNESCO antes da exibição do recém-lançado “Piece by Piece”, que traça a vida de Williams e foi feito inteiramente em Lego.

“Não há palavras para descrever o que sinto por ter sido escolhido pela UNESCO como embaixador da boa vontade”, disse Williams em comunicado. “Estou honrado por continuar o nosso trabalho de igualar as hipóteses para crianças e adultos através da educação.”


Fonte: Artnet News