|
Esta quinta-feira, 5 de Abril, estreia nos cinemas "Encontro Silencioso" (2017) de Miguel Clara Vasconcelos, filme inspirado em acontecimentos reais e primeira longa-metragem do realizador.
O filme, que ganhou o Prémio de Melhor Longa-metragem no último festival Indie Lisboa, narra uma viagem ao campo de cinco estudantes universitários que, unidos por um pacto de silêncio, se envolvem no que aparenta ser uma cerimónia de iniciação de carácter místico. Ao longo do percurso por entre paisagens naturais e ruínas, os estudantes submetem-se aos estranhos rituais inventados pelo seu líder, o Dux.
Miguel Clara Vasconcelos, realizador e argumentista, diz que acredita "haver um pacto silencioso entre os estudantes universitários envolvidos em cerimónias de iniciação, também conhecidas como praxes. Defendidas como um processo de integração no espírito académico, estes rituais de iniciação que estudantes inventam e infligem uns aos outros, impõem uma hierarquia interna. No filme, procuro explorar as relações humanas e os jogos de poder que se formam no seio de organismos sociais, não apenas académicos." Acrescenta ainda que procura "explorar o que se poderia chamar um filme-performance. A ideia partiu da observação da praxe como uma série de actuações que se destacam do quotidiano, adquirindo um sentido próprio e, sobretudo, um sentido para si próprio. O jovem estudante que experiencia a praxe está, ao mesmo tempo, a desempenhar gestos ignóbeis para quem observa de fora, e a participar num ritual solene para quem a organiza."
A música original de "Encontro Silencioso" é composta pelo músico The Legendary Tigerman e o elenco conta com Ágata Pinho, Alexander David, Isabel Costa, Filipe Abreu e Nuno Fonseca.
Miguel Clara Vasconcelos nasceu em Lisboa (1971) e cresceu em Vila do Conde. Possui o Mestrado em Estudos Cinematográficos, Sorbonne Nouvelle, Paris, 2012. Estudou Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa nas Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra, 1996 – 2000.
Curso de Directing Theatre, Live Art and Installation, com a companhia Third Angel (Reino Unido), Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, Lisboa, 2004. Pós-graduação em Arte e Novas Tecnologias, Universidad Europea de Madrid, 2003. Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, Fórum Dança, Lisboa, 2002. Bolseiro “Jovens Criadores” do Centro Nacional de Cultura para desenvolver estudos em Performance, Cenografia e Instalação, Facultad de Bellas Artes, Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), 2001 – 2002.
No campo da escrita, “Às Vezes Não Sou Eu Quem Fala por Mim”, argumento de longa-metragem selecionado pelo Festival Internacional Guiões, Lisboa, 2018. “Le cirque de l´amour”, argumento de curta-metragem, prémio Beaumarchais-SACD, Festival Internacional de Cinema Travelling, Rennes (França), 2014. “1/2 Culpa”, peça de teatro, com encenação de Henrique Ralheta e Micaela Maia, estreia nas Caves do Liceu Camões, Lisboa, 2000. Nomeado duas vezes Jovem Criador – Literatura, Clube Português de Artes & Ideias, com a obra de ensaio “Estrume”, 1999, e com livro de poesia “Obsessão B”, 1998.
>>>
Encontro Silencioso
de Miguel Clara Vasconcelos
Estreia nos Cinemas: 5 de Abril