|
Depois de ter inaugurado em 2012 a secção Passagens, com instalações de Chantal Akerman e Pedro Costa, este ano o Doclisboa traz a Lisboa obras de Rainer W. Fassbinder, Hartmut Bitomsky, Elizabeth Price (Prémio Turner 2012) e Camille Henrot (Leão de Prata na Bienal de Veneza 2013).
Rainer W. Fassbinder, Berlin Alexanderplatz.
Rainer Werner Fassbinder e Hanna Schygulla durante os ensaios. Cortesia: Roger Fritz
O Museu da Electricidade acolhe a instalação dos 14 episódios de Berlin Alexanderplatz, de Rainer W. Fassbinder, com inauguração marcada para o dia 25 de outubro, às 19h00. No Carpe Diem Arte e Pesquisa abrem ao público, no dia 26 de Outubro, às 16h00, as instalações Grosse Fatigue de Camlile Henrot (Leão de Prata na Bienal de Veneza 2013), Shakkei: Borrowed Landscapes de Hartmut Bitomsky e Woolworth's Choir of 1979 de Elizabeth Price (Prémio Turner 2012).
Na 11ª edição do Doclisboa, a secção Passagens tem como tema central o Arquivo, que se desdobra em quatro articulações todas elas interligadas: o arquivo histórico, o cinema enquanto arquivo, a imagem apropriada e a (re)criação do arquivo. Através destas quatro articulações, Passagens procura interrogar, sob o plano estético, ético, social e discursivo, diferentes modalidades de trabalhar a partir de imagens pré-existentes, bem como apresentar peças que abrem novas possibilidades de pensar o próprio arquivo.
O programa da secção integra ainda um Colóquio Internacional, em parceria com a Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, que traz à Culturgest teóricos e artistas de renome internacional. Repartido por três dias - 30, 31 de Outubro e 1 de Novembro - o colóquio continuará a questionar as passagens entre o cinema e arte contemporânea, centrando-se agora nas obras que questionam o arquivo e utilizam imagens pré-existentes, não apenas como simples matéria, mas como força viva da sua própria invenção. Este ano, o colóquio vai contar com a presença de Françoise Parfait, Michael Renov, Christa Blümlinger, Jacinto Lageira, Philipe Dubois, Hartmut Bitomsky, Shaina Anand, Sérgio Mah, entre outros.