|
“EXTRA ORDINARY” - JOVENS DESIGNERS EXPLORAM MATERIAIS, PRODUTOS E PROCESSOS
KATIE TREGGIDEN
A londrina Aram Gallery tem patente neste momento, e até 22 de Agosto, uma exposição em que se exibem produtos de jovens designers que trabalham com materiais e processos comuns de uma maneira “extraordinária”.
A Aram Gallery faz parte da Aram Store, que foi fundada em 1964 e tem introduzido desde então ao público britânico o trabalho de reputados designers, incluindo Marcel Breuer, Achille e Pier Giacomo Castiglioni, Le Corbusier e Eileen Grey.
A galeria foi lançada em 2002 para mostrar design novo e experimental. Esta exposição, intitulada “Extra Ordinary”, foca um movimento crescente entre os novos designers, a procura de abordagens alternativas para os materiais e processos. 9 designers mostram aqui as suas propostas de novos usos para materiais desperdiçados e novas formas de usar os processos industriais.
“Todos os designers selecionados para a exposição ‘Extra Ordinary’ mostram incríveis recursos, imaginação e ousadia”, disse a curadora Riya Patel. “Encontram novas formas de olhar para as coisas que nos rodeiam”.
Duct Work, de David Steiner
O projecto de David Steiner está inspirado pelo processo manual empregue na junção de tubos circulares a quadrados na manufactura de sistemas de ventilação para grandes edifícios. Este trabalho ainda é feito por especialistas que criam uma ligação unificada. Colaborando com estes metalúrgicos, Steiner criou uma colecção de quatro bancos de aço galvanizado, demonstrando a complexidade variada dessas junções.
“A série destaca um surpreendente elemento de destreza imbutido num ordinário processo industrial”, diz Patel. “O projecto de Steiner eleva um detalhe vulgar a uma coisa com uma beleza inerente.”
Structural Skin, de Jorge Penadés
“Structural Skin” de Jorge Penadés, compreende duas mesas feitas a partir de restos de pele, aglomerados em bastões multicoloridos, com junções e tampos em pele polida. Inspirado pelas estatísticas que dizem que apenas 13% da pele do animal é usada pela moda, mobiliário, calçado e indústria automóvel, Penadés procurou um uso para o que sobrava.
Crown Jewels, de Lex Pott
“Crown Jewels”, projecto de Lex Pott, pretende explorar a noção de valor, agora que as moedas não são mais feitas de prata e ouro – materiais antes relacionados directamente com o seu valor. O fazer buracos em moedas de 10 e 20 cêntimos, deixando apenas o aro intacto, transforma-as em joalharia.
Sofá Cutting Edge, de Martijn Rigters
“Os designers descobriram todos estéticas surpreendentes, criaram estruturas a partir de materiais pouco nobres, inventaram novos e sofisticados métodos de reciclar e intervieram nas linhas de manufactura já existentes”, disse Patel. “O seu trabalho questiona atitudes de valor e beleza, e coloca direcções alternativas para os processos artesanais e os industriais.”
Katie Treggiden
:::
Este texto é uma adaptação de artigo sobre a exposição “Extra Ordinary”, publicado a 25 de julho, 2015, na página www.dezeen.com.