|
NA MANGA DE LIDIJA KOLOVRAT
JOANA ASTOLFI
A linha que adoptei para a secção Design da Artecapital parte da transversalidade do design contemporâneo, o design conceptual, o design que combina o pensamento com uma dimensão verdadeiramente artÃstica. A construção de cada um dos artigos baseia-se num ‘ping-pong’ de imagens – lanço uma selecção de imagens ao designer convidado, e este/a responde com uma imagem do seu trabalho (ou não), e um comentário.
Lidija Kolovrat nasceu na Bósnia em 1962. Estudou Cinema e Fashion Design em Zagreb e abriu o seu Estúdio e Loja nos anos 80. Chegou a Portugal em 1990 e em 1996 inaugurou a sua Concept Store na Rua do Salitre. Fashion Design, VÃdeo, Performance, Escultura e Interior Design são agora as disciplinas onde expressa o seu talento. Pensamento conceptual e uma visão humorÃstica da sociedade e da vida cultural, a par duma sólida e excelente base técnica, permitem-lhe uma abordagem à disciplina clássica do Design de Moda, duma forma inovadora, experimental e criativa. A relação entre corpo e objecto é a base dos exercÃcios que a levam a um produto. «Quando penso uma colecção ela não se relaciona só com moda. Como é que é o mundo? Como é que vão ser os próximos tempos? Não só na moda. Um universo tem várias pontas. Eu preciso de falar, de comunicar.»
Entre os seus muitos trabalhos, destaca-se a orientação de workshops (Workshop 'Moda e Anti-Moda', Aula de Risco; Workshop 'Manuals for Moments', University of Applied Arts, Viena; Master-Workshop 'Geometry and Patterns', IED, Madrid), a realização de videos ('Istinizam', Sala do Veado; 'Cavalo e Lua', Fundação Calouste Gulbenkian), esculturas e instalações em exposições ('Hair cut', Galeria Luis Serpa; 'Eggzistence', Milão), costume design ('Stop and Start Again', Olga Roriz; 'Reset', Opera, Samuel Beckett, Lisboa/Bruxelas; 'Sangue ou Estudos da AntÃgona', Teatro da Comuna), e a marca Lidija Kolovrat que se estreou em 2002 na ModaLisboa, onde apresenta regularmente as suas colecções.
Gazela. I love beauty.
To hide is a difficult form of freedom.
Life is about creating yourself, so life is about finding yourself.
White washing red turns pink!
Disfunctional.
Manuals for moments.
A mistake is a mistake only if you see it that way.
Something to hold on to, something to follow!
I don't die, I oxidize.